Você assistia O Fantasma Escritor?

Em um surto nostálgico enquanto pesquisava algo sobre Mecânica Popular para Jovens (na verdade pesquisava sobre Elisha Cuthbert XD) me lembrei dessa (popular? será?) série de mistério que fez parte dos meus finais de tarde em casa e que não posso deixar de comentar com vocês.

O Fantasma Escritor é uma série americana de mistério infanto-juvenil produzida em 92 e exibida aqui do Brasil pela Discovery Kids de 94 a 2001 e pela TV Cultura de 98 a sei lá quando (parece que a TV Cultura de alguns Estados ainda tem ele na grade, sendo exibido de segunda a sexta às 16h). Ela contava as aventuras de uma turma que resolvia vários mistérios e crimes relativamente simples, porém reais e que para a criança que assistia (o/) isso era demais, por exemplo: Despejo de lixo tóxico ilegal, ladrões adolescentes que roubavam para jogar arcades, uma locadora acusada de pirataria que tentou dar um golpe no seguro e por aí vai.

A diferença é que eles contavam com a ajuda de uma entidade que dava nome a série, o chamado Fantasma Escritor. Era tudo muito misterioso, pois o fantasma não se lembrava da sua forma humana e nem nada sobre sua vida, mas que fora deduzido que viveu antes de 1900. No decorrer dos episódios foram revelados poderes que caracterizava ele: Ele só podia se comunicar através da escrita, não podia ver ou ouvir nada, apenas ler e mexer nas letras para formar novas palavras; Conseguia sentir os sentimentos e emoções das pessoas e descreve-los; Apenas quem ele queria podia ver suas ações; Podia se comunicar pela internet, como se conversasse com alguém por chat online, e por fim, podia viajar no tempo e, logicamente, pelo espaço.

A série era formada de 18 arcos de mistérios, sendo cada um deles com 4 ou 5 episódios. Pelo menos Discovery Kids exibia todos durante a semana e no caso, reprisava o último na sexta-feira. A série faturou vários prêmios e criticas positivas, pois passava a mensagem de como a leitura podia ser boa, além de lições de honestidade, coragem, justiça, verdade, raciocínio e a mais importante, diversidade racial, já que o grupo era formado por negros, brancos, latinos e uma vietnamita que eu jurava ser chinesa.

Eu gostava da série pois além de todo o mistério em volta do Fantasma (que era muito bacana acompanhar as revelações), as histórias eram muito verossímeis para a realidade infantil, contavam sobre coisas que poderiam acontecer com qualquer criança (tirando a parte do Fantasma). Outro aspecto que merece destaque é que como a série se tratava de escrita e leitura, todos os textos na versão brasileira, desde a placa de “Stop” que estava escrito “Pare” até todas as conversas online das crianças com o Fantasma era traduzidas e adaptadas. Se uma criança escrevia num papel “Are you okey?!” E o Fantasma mexia as letras para responder um simples “ye”, os tradutores adaptavam toda a cena para o português mudando para “Você está bem?!” e “tô”. Isso tudo é a um trabalho de se admirar da equipe brasileira.

Em 95 a série foi encerrada por falta de orçamento e em 97 tentaram lançar uma continuação chamada “The New Ghostwriter Mysteries” mas que não deu certo e não teve mais que 13 episódios. Os produtores disseram que pretendiam revelar a história sobre o Fantasma e que haveria duas possibilidades: Ele seria o espírito de um escritor famoso do século XV ou XVI ou seria um escravo fugitivo antepassado de Jamal, um dos negros da série (meio óbvio com esse nome), que se auto-educou e teria aprendido o valor da leitura.

A má notícia é que desde 2003 que o Discovery Kids mudou para sua grade 100% pré-escolar (e virou a tristeza que é hoje) as chances do Fantasma voltar são nulas, a boa notícia é que mês passado foi anunciado o lançamento nos EUA do DVD da primeira temporada e que em Julho seria lançado um pacote de 5 discos com 870 minutos da série. Só aguardar para baixar comprar.

16 comentários sobre “Você assistia O Fantasma Escritor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • terça-feira, 16 de março de 2010 at 0:32
    Permalink

    MAis um pra série coisas que EU não dava valor… minha irmã sempre assistiu mas eu achava meio bobo (acho que pela dublagem), queria poder dar um chance!

  • terça-feira, 16 de março de 2010 at 9:41
    Permalink

    Esse aí eu lembro!
    Altas tardes na TV Cultura!

  • terça-feira, 16 de março de 2010 at 14:15
    Permalink

    Aew.. to atras das series no youtube..
    mas nao acho nd..

    será que alguem sabe um lugar para baixar??
    abrss

    Perlato:
    Também estou na procura, se você achar me avisa. Se eu achar, vou mandar no twitter!

  • quarta-feira, 17 de março de 2010 at 17:53
    Permalink

    “Em um surto nostálgico enquanto pesquisava algo sobre Mecânica Popular para Jovens (na verdade pesquisava sobre Elisha Cuthbert XD) …”

    Mais um louco pela Elisha =D
    ksapoksaposakopsa

  • quarta-feira, 17 de março de 2010 at 18:45
    Permalink

    “Th” nossssa esse foi nostalgia pura!!!
    muito bom mesmo parabens essa superou tudo que eu imaginei voltar a ver na vida se tiver mais destas manda ae que eu até chorei!

  • quarta-feira, 17 de março de 2010 at 20:11
    Permalink

    meu, eu era apaixonada por fantasma escritor…e na época achava que só eu gostava…olha lá, 😀

  • quinta-feira, 27 de maio de 2010 at 14:25
    Permalink

    aném… retiraram o vídeo do youtubee!!! pensei q finalmente ia matar a saudads…. .AMAVAAA esse seriadooo – tava pensando nele esses dias…. mto bom saber q eu não sou a únicaa….rsrs

  • segunda-feira, 5 de julho de 2010 at 21:31
    Permalink

    Nuss eu tamem pensei q era o unico q lembrava do fantasma escritor, odorei saber q n sou o unico, pois eu amava esse sereado !

  • terça-feira, 13 de julho de 2010 at 18:42
    Permalink

    Eu adorava fantasma escritor! A pena é que o canal Discovery Kids se transformou em um canal para crianças com idade pré-escolar. Antigamente, o canal era muito bom, aprendia-se várias coisas somente assistindo ele.

    Mas, voltando ao assunto do Fantasma Escritor: eu adorava a série e sinto saudades dessa época. Adorava os mistérios e o fantasma ajudando.

    Eu me lembrei da série alguns dias atrás quando eu estava passando alguns vhs para dvd e tinha um pedaço de um dos capítulos da série. Muito bom!

  • quarta-feira, 18 de agosto de 2010 at 18:10
    Permalink

    Também não perdia um episódio de Fantasma Escritor. Era a hora sagrada do dia. Se alguém tiver link de download de algum episódio por favor me manda! Tô realmente muito ansiosa pra rever, mas num tô encontrando nada…
    mariana.mary_anny@yahoo.com.br

  • domingo, 16 de janeiro de 2011 at 20:49
    Permalink

    Olá! Eu também adorava “O Fantasma Escritor” (já escrevi a respeito no meu blog também), assisti a todos os episódios e temporadas quando era exibido no Discovery Kids… Bons tempos… E já que tanta gente está curiosa para baixar, eu consegui baixar tudo por torrent… É pesado, são 9 GB, e ademais não há legendas, mas vale a pena para matar a saudade!!

    Perlato:
    Infelizmente a graça do desenho está em ser adaptado para o português, acho que não sendo dublado não teria o mesmo apelo nostálgico….

  • segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 at 1:37
    Permalink

    Ah, eu adorava a série. Lembrei dela hj, qdo estava falando da programação antiga com meu namorado e bateu uma saudade. Ai vim aqui na net procurar sobre ela e vejo que outras pessoas tb assistiam e gostavam (ninguém que eu conheço sequer lembra dessa série :O ). Ainda assim, foi legal ler isso aqui! 😀

  • quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 at 11:13
    Permalink

    Nossa que saudades da minha infância!! Tenho a leve impressão que os programas infanto-juvenis da minha epóca eram bem melhores do que os de agora.

    Fantasma Escritor o/

    Alguém sabe como conseguir alguns epsodios pela net??

  • sexta-feira, 15 de junho de 2012 at 10:37
    Permalink

    Mecânica popular para jovens, kkk, era muito bom tbm, bons tempos aqueles que a Discovery Kids era um canal digno.

  • sexta-feira, 5 de outubro de 2012 at 18:28
    Permalink

    Que legal saber que eu não era a única a assistir esse seriado..
    Nunca vou esquecer dos episódios em que eles ajudaram umas crianças do passado a resolver algum mistério e depois os encontraram no futuro (presente pra eles) e as crianças estavam velhinhas!
    hahahaha não consegui explicar bem, mas quem assistiu esse, sabe do que eu estou falando!
    Nostalgia PURA!!!!! Só de pensar q eu assistia isso quando tinha uns 9/10 anos e hoje já tenho 21 :(((((

  • segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 at 22:45
    Permalink

    eu adorava esse seriado esse e um outro tbm da Discovery Kids a magia do cinema mas esse do fm era incrivelmente legal