Portables, não só no pendrive

Grande parte de vocês conhece as vantagens do uso dos programas portables, mas para quem sabe pouco a respeito aqui vão algumas explicaçãoes.

A maioria dos programas que você instala no seu computador espalha arquivos por todos os lados, principalmente na pasta “c:/Windows”. O grande problema disso é que com o tempo a pasta vai ficando tão entupida que, alêm do programa instalado ficar mais lento acaba deixando outros mais lentos também. Alguns programas (nem sempre de propósito) funcionam somente com os arquivos da pasta onde são instalados, sem depender de arquivos espalhados pelo computador, e quaisquer alteração feitas nas suas configurações ficam salvas nesta mesma pasta (não em arquivos .bat perdidos na pasta “settings” por exemplo), estes programas que dependem única e exclusivamente deles mesmo e de sua pasta (no singular) são os chamados portable. Então na verdade alguns “instaladores” são somente descompactadores de arquivos para uma pasta pré-definida.

Mesmo no seu computador pessoal usar programas portable em vez dos tradicionais intalados podem mostrar algumas vantagens:

  • Agiliza a inicialização do Windows, uma vez que a sua pasta fica mais limpa.
  • Fica mais fácil de fazer backup das suas configurações.
  • Ao migrar de computador fica fácil transferir todos os programas.
  • Muito importante esse! – Ao formatar seu computador se colocou todos os arquivos em uma pasta específica, fica muita mais rápido transferir eles de volta sem ter que instalar um por um.

Existem algumas desvantagens em programas portable como por exemplo uma pequena demora para que eles se iniciem (nada drástico) em comparação aos instalados tradicionais e ter que atualiza-los manualmente (isso já é um pouco mais difícil), apesar de alguns (como o firefox e thunderbird) se atualizarem sozinhos. Desvantagens que não superam os pontos positivos.

Exitem vários sites que se especializam em versões portable de freewares (ou não) como o Portableapps e uma séria de sites no blogosfera. Alêm de existirem programas que transformam programas convencionais em versões portables (quem sabe eu mostro o que eu uso um dia).

ATENÇÃO… Se você é uma pessoa politicamente correta pare de ler o post aqui.

Para evitar que softwares sejam copiados sem autorização é usado uma chave em cada um deles para que só funcione em uma determinada máquina, diferente do simples serial estas chaves não funcionam quando usados em outras máquinas, pois elas são geradas a partir do numero de MAC (chassi da máquina) que é único para cada peça do seu computador. Porem se um programa, jogo, ou qualquer outro software for transformado em portable na máquina em que foi registrado, ele mantêm suas características e passa a funcionar em qualquer máquina depois disso. As aplicações para esta informação (que muita gente já sabe) deixo a cargo da imaginação de cada um.

3 comentários sobre “Portables, não só no pendrive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • segunda-feira, 28 de setembro de 2009 at 8:12
    Permalink

    Olha, sabe que eu nunca tinha visto nada sobre isso postado pelos milhões de blogs que já vi por aí, bom assunto!
    E tbm não tinha pensado nas vantagens… Hm.. sweet, vou usar mais portables aqui em casa…
    Agora, soh não sei versões portable de programas muito grandes, por exemplo o Photoshop CS4, a versão instalavel tem por volta de 1GB em HD, e a versão portable tem 90MB, something’s missing, não?
    Mas isso é o de menos, desse tipo são poucos, tem vários programas que os portables são exatamente iguais.

  • segunda-feira, 28 de setembro de 2009 at 8:22
    Permalink

    Oigalê porquera! Muito bom 😀
    Eu to com uns planos de fazer um pen-drive megatron e isso vai me ajudar. Valeu!

  • segunda-feira, 28 de setembro de 2009 at 9:00
    Permalink

    Muito bom parceiro . Tem um desafio para o amigo lá no blog