Se você assistir, vai ver que Ben 10 é um ótimo desenho


Quem é um leitor do Zona Nerd e da coluna TVciado já deve ter percebido que se tratando de desenhos animados, eu sou muito nostálgico, sempre relembrando os melhores e dizendo o quanto eram bem feitos, divertidos, diferentes e que não se faz desenho como antigamente. Posso até ser nostálgico, mas sei apreciar as novidades, e dessa vez, a coluna vem falar de um desenho que se tornou febre entre a molecada e divide opiniões daqueles que ainda tem como hobby assistir desenhos. Falarei de Ben 10.

Sei que posso incomodar algumas pessoas com o fato de estar resenhando um desenho animado feito para crianças, mas acredito que Ben 10 tem seu charme e trás consigo vários elementos de uma série ligeiramente mais madura. Pra começarmos, a franquia se divide em Ben 10 propriamente dito (2006), Ben 10: Força Alienígena (2008) e Ben 10: Supremacia Alienígena (2010), tratando respectivamente do protagonista com 10, 15 e 16 anos. Para tornar a coluna mais fácil de se entendida, vou dividi-la nas série.

No começo, Ben 10 tinha todas as características de um desenho plenamente comercial. Protagonista juvenil, muito aliens para serem transformados em bonecos e toda uma linha de roupas, materiais escolares e acessórios, tanto que conseguiu desbancar o Max Steel, que era o principal brinquedo de meninos desde 2002. Sobre o desenho, eu tenho que admitir que era um pouco chato sim, os problemas que ele passava não eram realmente sérios, a as soluções e desfechos menos ainda. Uma das coisas que me incomodava era que diversos dos conflitos que eles enfrentavam durante a viagem de férias de verão não tinham nada a ver com o Omnitrix, como roubos de banco, incêndios, eventos paranormais e outros alienígenas que não estavam lá atrás do relógio. A conclusão é que as férias deles foram infernais de qualquer maneira, nem precisava do apetrecho alienígena.

Depois da que o grupo Man of Action viu que além de cativar as crianças, acabaram despertando o interesse de adolescentes, viram que era hora de fazer algo mais sério, aí veio Ben 10: Força Alienígena. Depois de derrotar Vilgax, o antagonista da primeira série, Ben resolver guardar o relógio e 5 anos depois, descobrindo que seu avó tinha sido raptado, resolve voltar a ativa. A questão é que o relógio não funciona como antigamente e um dado momento ele evoluí para um novo aparelho com outro 10 aliens (eba, mais bonecos).

As verdadeiras palmas para a série devem ser dadas ao time de roteristas que conseguiram amarrar de ótima forma as incoerências que a primeira série com certeza nunca mais ia citar. De onde veio o relógio e qual o real propósito? Como a Gwen sabe usar magia? Como o Vovó Max sendo tão velho, ainda é tão vigoroso? Como Kevin conseguiu seus poderes e como eles evoluiram? Onde ficam guardados tantos códigos de aliens? Todas essas perguntas foram respondidas na série nova, criando um novo cenário para situação que envolvem política, diplomacia, coragem e perceverança. O Ben de 10 anos evolui em alguém maduro e certo de suas atitudes, e que muitas vezes na série nova tem que tomar difícies decisões.

Ben 10: Supremacia Alienígena é apenas uma seqüência direta da série anterior, a diferença é que a identidade secreta dele é pública, seu relógio se tornou ainda mais poderoso e depois dos eventos da série anterior, seu nome ficou conhecido em várias galaxias. Nessa série temos novos vilões, mais aliens (e bonecos) e problemas muito maiores, que fogem da Terra.

O que faz a franquia merecer ser lembrada é a evolução dos personagens, todos eles sempre ganham poderes novos, aprendem lições novas e fortalecem sua amizade. A relação entre os personagens e seus aliados muda nas séries, se torna mais estreita e pessoal, como realmente o convivio em situações de crise trás. A conclusão é que o que realmente diverte são as duas ultimas série, a primeira serve mesmo como introdução do personagem. Apesar das ultimas terem 46 e 29 episódios (e lançando), as cadeias de eventos se limitam a 13 ou no máximo 20 episódios, deixando assim bem mais fácil de assitir, o difícil é a primeira série, que tem penosos 52 episódios, mas se você quiser acompanhar desde essa, leia algum resumo e assista só os que parecerem initeressante, é o suficiente para entender tudo.

1 comentário sobre “Se você assistir, vai ver que Ben 10 é um ótimo desenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • terça-feira, 29 de março de 2011 at 0:36
    Permalink

    Ótima matéria! O que acho legal na 1ª temporada do Ultimate Alien ******************* SPOILER ******************** é o Kevin voltando a ser do mal. Tudo aquilo que foi construído na Alien Force (amizade e confiança nele) é destruido e chega há um onto crítico em que Ben realmente pensa em matar Kevin. Me lembrou um pouco o que aconteceu com o Homem-Aranha e a saga A Brand New Day. Ben ficou MUITO SÉRIO, repetitivo e com uma história bem sombria. Tudo foi resolvido no Season Finale de maneira até boba mas bacana pois trouxe a série de volta ao que era!

    PS: O que detesto no BEN 10 é o preço dos bonecos. 70 reais em uma miniatura de 12cm…. eeee Bandai!