Podcast, vídeos e tutoriais ajudam a explicar o poker de forma simples
O poker é um jogo que ganha popularidade crescente desde que se tornou um jogo acessível pela internet, e deixou de ser um jogo glamuroso que se via apenas pela televisão. Isso não quer dizer, porém, que qualquer um que ler um tutorial básico vai aprender todos os macetes do jogo de cara.
Existem muitas formas de aumentar o aprendizado de qualquer coisa, e o poker não é exceção. Veja, então, quais são as maneiras de expandir seu conhecimento e aprender a jogar poker com ferramentas inovadoras e que vão te surpreender.
Aprendendo poker sem medo
O poker é um jogo que pode ser aprendido e jogado por qualquer um e isso não muda. Todavia, existem muitas variações dentro desse universo, e leva tempo para aprender todas, quanto mais dominá-las.
O que precisa ficar claro, antes de mais nada, é que o aprendizado é constante e não vem do dia para a noite. Poker é mais do que apenas um jogo de cartas e com muitas diferenças de site para site, assim como de salão para salão. O primeiro passo para aprender e dominar o jogo é se sentir motivado a descobrir novas estratégias e não se deixar aborrecer quando algo der errado, porque perder é inevitável. O fato de os sites de poker terem popularizado o jogo e democratizado seu acesso não quer dizer, porém, que todos que entendem minimamente as regras estão também preparados para qualquer mesa, física ou virtual. A dica é começar testando na prática o que se sabe, especialmente se for possível fazê-lo em jogos grátis.
Errar é algo que vai acontecer, e é necessário estar preparado para isso. Ao mesmo tempo, o conhecimento que pode ser acumulado através das mais diversas ferramentas é enorme e pode (e deve) ser aplicado a cada novo jogo, sem medo.
A influência da tecnologia no aprendizado
Imagine se você tivesse que contratar um professor para cada vez que quisesse aprender algo novo, por mais simples que seja. Inviável, não é mesmo? A realidade é outra: a internet, além de ferramenta de comunicação, é também lar de informações quase infinitas sobre qualquer assunto.
Os próprios sites de poker online foram as primeiras manifestações do jogo em ambiente virtual, e por lá há tutoriais e dicas muito úteis. Mas o usuário é insaciável e, corretamente, está sempre atrás de mais. Assim, foram surgindo, por exemplo, vídeos com tutoriais de jogo, ou ainda escolas virtuais que repassam estratégias diferentes para as diversas variações.
Uma das novidades mais excitantes em relação a aprendizado virtual são os podcasts, que estão se tornando tremendamente populares no Brasil e no mundo, num processo que começou há mais de 10 anos e parece estar atingindo seu pico agora. O fato de estar ouvindo gente falando no seu ouvido, como se você fosse parte da conversa, é quase que mágico e pode ser uma influência enorme na hora de absorver e aplicar novos conhecimentos – no poker e fora dele.
Brasil consome e produz podcasts
O público do Brasil sempre se interessou por novidades, e os podcasts seguem essa toada. Segundo o relatório State of the Podcast Universe, da Voxnest, 2020 viu o país tomar o lugar de lugar onde os podcasts mais crescem no mundo.
A graça do podcast, e isso se aplica ao aprendizado do poker, está no fato de ele se encaixar numa necessidade moderna importantíssima: a falta de tempo.
Diferente de vídeos e textos, que requerem sua total atenção, o podcast é mais amigável e trabalha apenas no áudio, o que quer dizer que as pessoas se sentem confortáveis a ouvir sobre estratégias avançadas e técnicas difíceis de poker sem ter que parar de fazer o que estiverem fazendo para se focar apenas nisso.
É através de conhecimento passado de forma clara e amigável, respeitando o tempo e as necessidades de quem aprende, que os jogadores de poker terão nos podcasts um aliado valioso para desenvolverem suas estratégias.