Dia do Orgulho Nerd x Dia da Toalha
Não vou me prender em explicar as origens de ambos os dias, aos interessados, cliquem aqui e aqui. Estou aqui para delimitar a linha que divide esses dois semi-feriados da cultura nerd/pop. À grosso modo, a diferença é que o Dia da Toalha é para os nerds tr00 (“true”, pra quem não sabe) e o Dia do Orgulho Nerd é para o resto do mundo.
Com a popularização dessa tribo urbana, surgiu algo que eu nunca esperaria encontrar, o pseudo-nerd. Como alguém, que não é, gostaria de entrar em uma categoria de pessoas que foi ridicularizada, zuada, levou cuecão, virou chacota na infância? Porque agora é moda. Como tudo que prezamos, temos que defender essa nossa condição social contra usurpadores, que querem pegar nossa fama, sem ter pago o preço todos esses anos. Você sempre foi nerd, agora com o nascimento dos pseudo-nerds, sua mesa foi virada, corre o risco de eles mancharem a imagem (em HD) dos nerds com sua falta de conhecimento e atitude e por conseqüência, marcharem a sua imagem. E quem gosta de ser comparado a alguém em que voce não se espelha?
Não é só porque você assiste Big Bang Theory e que gosta do Sheldon que você é nerd, você pode ser só um babaca. No começo da série, ela tinha várias piadas da cultura nerd, era lá que você se identificava, não agora, que no final da quarta temporada esta se focando mais nos relacionamentos e na esquizofrenia irritante do Sheldon.
Acredito que a essência nerd é de alguém que gosta de saber de tudo sobre algo, alguém que quando gosta de algum assunto, vá até o fundo dele, conhece nuances, relações, detalhes que os outros não conhecem e gosta de compartilhar. Eu até concordo com tudo isso, mas acho tem um limite e que alguns assuntos não se encaixam na categoria. A questão que me incomoda é o uso da palavra “nerd” de forma descontrolada, já cruzei com termos como “nerd da moda” como alguém que sabe de tudo da SPFW, “nerd de futebol” que só joga Fifa no PS2 e sabe todas as escalações, e até uma que doeu no dia que eu ví, “nerd colorido” que sabe de tudo das bandas do tipo daquela que tem nome de botão de arcade e usa óculos de aro grosso sem lente. Devemos concodar que alguns assuntos não são nerds e que, se você só entende disso, não quer dizer que seja nerd e sim, um “entendido”, da mesma forma que você pode ser nerd e entender de futebol. Agora, a divisão entre os assuntos de nerd e os outros, fica a cargo de cada um.
O recado é esse: Seja feliz, goste do que você tem que gostar, mas nunca encarne uma personalidade que você não tem. E não me dê ouvidos, porque eu não tenho propriedade nenhuma de falar, isso foi só um desabafo, espero que entendam.
First
Bem dito!
Malditos aqueles que uzurpam!
Concordo em parte, mas não acho que pra se tornar nerd a pessoa tenha que ter sofrido problemas com colegas na infância, isso é coisa de Bope, Team Six, huahauhauuahau.
A verdade é que eu sofri o ensino fundamental todo, mas não o médio, já que passei para fazer o Ensino Médio em uma ETEC onde a maior parte dos caras era nerd como eu, daí não sofremos praticamente nada. Isso não nos faz menos nerds.
muito bom cara! adorei o texto, concordo de A a Z com você, para te falar a verdade, esse dia do nerd está até me dando no saco cara, maior galerinha TBBT ae , ou pagando pau de nerd no twitter e no facebook e não sabe ou nem entende metade do que é ser um nerd…parabéns ai pelo texto e HAIL 3DFX!
você só é nerd de verdade se entendeu o 42.
Sentimento de ódio dominou enquanto escrevia …
LOL
Muito bem escrito o post =]
Legal o texto, apesar dos erros de português. Rs
Não acho que ser nerd é ter algo haver com sofrimento na infância e roupas zuadas … condiz somente com aquilo que voce gosta, que voce tem afinidade.
Não é preciso voce ter passado por bullyng para e tornar nerd, tanto é que agora o conceito nerd foi subdividido em outras características, os que gostam de RPG’s, os que gostam de novas tecnologias, os que tem afinidades com um tema especifico, os que tem afinidade com a cultura japonesa (anime,manga).Enfim nerds não entraram na moda, foi somente o preconceito contra eles que diminuiu assim, os nerds somente apareceram mais confiantes em se mostrar a sociedade!
Ótimo post!!!
Mas ainda acho que esta moda vai demorar demais pra acabar.
E todos aqueles que concordaram com o txt disseram:
BOA CABELO!!!!
Sinceramente, não gosto nem um pouco da termo nerd. Eu tenho orgulho de gostar do que eu gosto. Agora, se são coisas da cultura pop/nerd, pouco me importa.
Triste mesmo é esse novo estilo “pseudo-cult” que quer seguir um padrão de gostos para fazer parte do grupinho da moda. A grande maioria são crianças e adolescentes, mas tem muito nego com mais de 20 anos que coloca um óculos fundo de garrafa só pra mostrar que é “nerd”.
Você só é nerd de verdade se consegue rapidamente demonstrar o teorema de Pitágoras utilizando semelhança de triângulos – critério objetivo para determinar quem está nessa categoria. Caso contrário, sinto muito, você não é nerd; é somente uma pessoa que gosta de assuntos que nerds também gostam.
Só é nerd se é realmente bom em exatas? Pff, faz favor.
—
Sempre que “ser algo/ser fã de algo” entra na moda, fica essa gritaria de “ai meu deus, está na moda, kd os tr00”? Aí quando a moda passa fica tudo bem de novo =p
Eu sou mais a favor do “deixa os moleques”…. alguns realmente vão se apaixonar pela “cultura nerd” e os outros vão sair… como em toda moda passageira 🙂
Cara não conhecia teu Blog , mas depois de ler esse post vou acompanhar sempre!
eu li uma reportagem na revista info sobre o mesmo assunto “nerds estão na moda” achei isso horrível!
Nerd vai virar uma modinha idiota como essas outra por ai , isso e a pior coisa que podia acontecer.
Concordo com tudo o que tu falou.
otimo post cara
🙂
Você parece eu em alguns posts do meu blog: só desabafando! Pois bem, concordo plenamente com seu modo de ver. Nerds adoram física, astronomia,tecnologia e ciência em geral. Alguns gostam de hqs e ficção cíentifica, mas acho que além disso temos conteúdo! Vamos a fundo no que realmente gostamos e isso é que nos faz únicos!
Pseudo-nerds é uma coisa realemnte triste… deveriam divulgar esse post pra todos tomarem ciência
Concordo completamente com a Alinde, em que universo a gente ia pensar em um dia de orgulho nerd? Antes um bando de gente que sente orgulho da inteligencia do que um bando de gente que rejeita ou olha com cara feia pros nerds.
Devíamos é deixar a coisa acontecer, é um momento histórico (principalmente pro nosso país, que normalmente se orgulha da cultura da ignorância).
Uma hora os verdadeiros nerds se destacarão dos falsos, como todo movimento.
Não acho que ser nerd é ter algo haver com sofrimento na infância e roupas zuadas … condiz somente com aquilo que voce gosta, que voce tem afinidade.Não é preciso voce ter passado por bullyng para e tornar nerd, tanto é que agora o conceito nerd foi subdividido em outras características, os que gostam de RPG’s, os que gostam de novas tecnologias, os que tem afinidades com um tema especifico, os que tem afinidade com a cultura japonesa (anime,manga).Enfim nerds não entraram na moda, foi somente o preconceito contra eles que diminuiu assim, os nerds somente apareceram mais confiantes em se mostrar a sociedade!
+1
Bah!!!
Concordo plenamente com o Perlato.
Aliás, acho que deixei um pouco dis to claro no meu post.
http://ferguilger.blogspot.com/2011/05/hello-world-lambda-lambda-lambda-vida.html
Chegou o século XXI, já estamos na segunda década do mesmo, e com toda a tecnologia atual os Nerds acabaram se sobressaindo, pois são os que dominam o cenário atual, nunca foi tão confortável ser um Nerd quanto nos dias de hoje, com isso acabou virando moda e um monte de n00bs resolveu querer ser nerd, o difícil é conseguir…
Eu acho que essa popularização do Nerd é bem vinda, porém não para ser o novo estilo da moda, somente para ser entendida e aceitada.
” “nerd da moda” como alguém que sabe de tudo da SPFW, “nerd de futebol” que só joga Fifa no PS2 e sabe todas as escalações, e até uma que doeu no dia que eu ví, “nerd colorido” que sabe de tudo das bandas do tipo daquela que tem nome de botão de arcade e usa óculos de aro grosso sem lente.” enfim, ser nerd hj em dia é ser uma enciclopédia ambulante ou um BD falante